Blog de Notícias

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Autismo e Tecnologias de Apoio


Desde 2008, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. Com o objetivo de informar a população e ajudar a derrubar preconceitos, são promovidas diversas atividades a nível mundial.

Em 2019, a ONU definiu como tema para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo: “Tecnologias de apoio, participação ativa”. O tema refere-se ao uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia de autistas, a fim de reduzir ou eliminar as barreiras para que possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

Apesar de em geral o desenvolvimento tecnológico estar acelerado, ainda existem muitas barreiras ao uso de tecnologias de apoio, como os altos custos, a falta de disponibilidade, o desconhecimento da população com relação ao seu potencial de uso e ainda uma falta de treinamento sobre o uso destas ferramentas. Alguns levantamentos indicam que, em muitos países em desenvolvimento, mais de 50% das pessoas com deficiência que necessitam de dispositivos de assitência não são capazes de recebê-las.

As tecnologias de apoio ou assistivas procuram aumentar as capacidades funcionais das pessoas, com o objetivo de promover a independência e a autonomia de quem as utiliza. Neste dia, a ONU debaterá, entre outros temas, tecnologias de casa inteligente (smart home), telemedicina, etc.

Para mais informações sobre o tema da ONU para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, acesse: www.un.org/en/events/autismday